segunda-feira, 22 de abril de 2013

Você sabe o que é o YOUCAT ?

YOUCAT – Fé expressa numa linguagem jovem !






Em 2006, o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena. Na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro NÃO era útil para os jovens, e que era necessário um catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa

Mas quem escreveria um catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens.Um grupo de escritores chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então dois campos de férias de verão a discutir o texto com o total de 50 jovens.

Deste modo, o YOUCAT surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isto que o torna tão valioso.O próprio Papa Bento XVI apoiou o projeto desde o início. Ele próprio escreveu o prefácio, recomendando de todo o coração este livro aos jovens.

Estaremos postando uma série de frases referentes ao YOUCAT para que você sinta-se convidado a buscar e entender a nossa FÉ, as verdades da Igreja e aumente o conhecimento em Jesus Cristo !



CUIDADO COM AS FÁCEIS SOLUÇÕES !




Eles,,,podem acabar sendo NÓS mesmos !

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Semana da Cidadania (de 14 a 21 de abril)



Somos convidados/as a conversar, refletir, rezar, celebrar em nossos grupos de jovens, escolas, comunidades, grupos de reflexão, de coordenação, de estudos etc... um assunto muito específico: A redução da maioridade penal.

É um assunto que, por vezes, gera desconforto e sim, é polêmico. Muitos/as na sociedade, aliciados/as pela mídia e em grande parte por falta de acúmulo e debate cai no senso comum de estigmatizar e estimular ainda mais a violência e duras repressões contra o "problema". É comum ouvir alguém dizer quando indagado/a ao assunto: "Tem de matar tudo, tem de prender, bandido bom é bandido morto", dentre outros clichês. São medidas paliativas.

Ao contrário de que alguns, ao seu bel-prazer, querem maquilar, a Igreja jamais se posiciona contra as penas. Se alguém cometeu crimes, deve cumprir, de acordo com a lei, e, dignamente, respeitado/a enquanto sua condição humana. Entretanto, é importante lembrar e procurar "imitar" a pedagogia de Jesus. Qual o caminho para ressocializar ? O primeiro passo é ajudar nossos irmãos/ãs a reconhecer as falhas (cf. Jo 8, 11).

 Sim, não é fácil ser coerente ao que lemos no Evangelho com a prática, mas é necessário e nosso dever. O perdão é dádiva maior dos cristãos/ãs. Jesus nos lembra do ato de perdoar como um ato sublime (cf. Mt 18, 21-22), exercício em que devemos tomar consciência colocá-lo em prática.

Da mesma forma, a partir do aparente custoso gesto do perdão, somos chamados/as a comprometermo-nos com nossos/as irmãos/ãs e com o próprio Cristo (cf. Mt 25, 39), em vez de "matarmos todos" como exacerba o perene discurso da indiferença. Como testemunhas fiéis, temos tantos trabalhos muito menos espetacularizados e/ou pujantes nos espaços e veículos de comunicação. São irmãos e irmãs comprometidos/as e engajados/as na Pastoral Carcerária, nas Comissões de Direitos Humanos e em tantos espaços que se comprometem e atendem nossos irmãos/ãs encarcerados/as, tantas vezes trabalhos bem menos pomposos e tanto mais discretos e feitos com a humildade em servir.

A Semana da Cidadania, proposta pelas Pastorais da Juventude no Brasil querem gerar esse debate e nos alertar a tudo isso, no comprometimento com esses irmãos/ãs, e, sobretudo, na defesa da vida da juventude. Defesa que vem pela mudança das estruturas. Prender, punir, executar não resolve o problema e muito menos é atitude de quem se diz discípulo/a de Jesus Cristo. É preciso coragem e buscar a cada dia melhores condições de educação, de trabalho, emprego, saúde, lazer, cultura, enfim direitos básicos que não são ou minimamente são assegurados aos/as nossos/as jovens. 



Da mesma forma é preciso coerência entre nossas palavras e nossos atos e saber optar pela vida, pela compaixão e coragem, que não tem medo do conflito e com o compromisso de transformação, este, que vem do amor (cf. Jo 15, 12-14), mas não cabe a nós "escolher" a um ou outro e sim ter o amor como prática e gesto concreto de vida, sem distinção, pois somos todos/as filhos e filhas do mesmo Pai.

Que a Semana da Cidadania seja tempo fecundo de semear vida e amor!












quarta-feira, 17 de abril de 2013

Encontro de PJE !

 COMO SER DISCÍPULO E MISSIONÁRIO DE JESUS CRISTO DENTRO DA ESCOLA?

No último sábado, dia 13 de Abril, um grupo de 60 estudantes de 6º ao 8º ano de diversas escolas Salesianas de São Paulo se reuniram para discutirem como ser missionário de Jesus Cristo dentro do mundo escolar.

Um dia repleto de dinâmicas divertidas, oficinas sobre os intercessores da Jornada Mundial da Juventude,  muita musica, jogos, gincanas e a convivência amiga e fraterna com os Assessores de Pastoral, nossos adolescentes vivenciaram o espírito Salesiano, a alegria de ser jovem a serviço de outros jovens. 

Do colégio Santa Inês participaram os seguintes alunos: Denis, Isabella, Luísa, Vitória, Camilly, João Gabriel e Guilherme. 

Na abertura do encontro foi apresentada a peça de teatro "Everything" encenada pelos alunos da pastoral (Raio de Esperança do Colégio de Santa Inês) Igor, Carlos, Gabriel, Claudia, Gabriela Calderon, Gabriella Diniz, Barbara, Julia ,Victor Ivo e Caroline Guimarães. 


Confira as fotos deste encontro: